-
Arquitetos: Blue Temple
- Área: 293 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nyan Zay Htet
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola requisitou o projeto e a construção de uma cobertura de bambu que trouxesse sombra para as arquibancadas ao longo do campo esportivo e criasse um espaço na parte posterior que seria adequado para eventos à noite, portanto, uma iluminação específica também foi considerada.
O projeto foi baseado em vários fatores-chave do local: a malha geral da estrutura perfeitamente encaixada para permitir a circulação desobstruída, o alinhamento com as passarelas existentes no jardim, a forma dos espaços verdes e a acessibilidade. A dimensão do beiral foi moldada para maximizar a cobertura sobre as arquibancadas ao longo do ano.
Como o espaço alocado para a estrutura era linear, isso se tornou uma oportunidade para brincar com efeitos paralaxe. As duas fileiras de pilares foram deslocadas para criar uma malha em forma de diamante. Quando a estrutura é vista em perspectiva desde um ângulo oblíquo, parece desorganizada; no entanto, quando é observada de frente ou de lado, parece haver um ritmo que une os diferentes elementos arquitetônicos.
Esse efeito foi ampliado pelos pilares ramificados que sustentam o telhado. O estilo geral da intervenção foi pensado para ser um "neo-brutalismo de bambu", que naturalmente nos pareceu uma forma desejável para um centro esportivo, acentuando as formas geométricas das linhas do jogo.
As fundações pré-fabricadas de aço foram especificamente projetadas para conferir à estrutura uma sensação de leveza e elegância. As cores foram cuidadosamente escolhidas para enfatizar o tom amarelado natural do bambu, com elementos metálicos pretos, coberturas marrons e telas de lona branca.